O exame de bioimpedância é realizado através de uma balança tetrapolar que tem como objetivo avaliar o peso e analisar a composição corporal, nível de gordura, massa muscular, gordura visceral, quantidade de água corporal, massa óssea, taxa metabólica basal e idade metabólica. O exame também avalia a composição do corpo por segmentos: tronco, braços e pernas.
Este exame é indicado para todo tipo de paciente, principalmente para os que têm como finalidade a melhora da composição corporal, a necessidade de redução de peso e de gordura corporal, a evolução da hipertrofia e o controle da quantidade de água corporal.
A bioimpedância pode ser feita em crianças, adultos, idosos, desportistas e atletas. O exame é rápido, indolor e libera o resultado na hora do atendimento. Pode ser realizado em todas as consultas nutricionais, com intervalo mínimo de 30 dias.
A nutricionista Camila Caverni também indica o exame de bioimpedância para os pacientes que estão em tratamento de enxaqueca, pois estudos já indicam que a obesidade é um fator de risco para a cronificação da enxaqueca e, na prática clínica, muitos pacientes evoluem no tratamento após reduzirem a gordura corporal. Além disso, a água corporal deve estar sempre dentro dos limites de normalidade, uma vez que a desidratação corporal é considerada um gatilho para as crises de enxaqueca.
O exame é contraindicado para pacientes que estejam gestantes, que usem marca-passo ou implante coclear.
Agende agora mesmo o seu exame de bioimpedância!
Para mais informações sobre a realização desse exame, entre em contato.