A nutrição é uma grande aliada no tratamento das cefaleias, principalmente das cefaleias primárias, como é o caso da enxaqueca. A nutricionista Camila Caverni é especialista nesse tipo de atendimento e explica que a nutrição pode auxiliar no controle das crises de enxaqueca, com diminuição de frequência e intensidade das dores, através de mudanças nos hábitos alimentares, de suplementação específica, da melhora da composição corporal, do bom funcionamento do trato gastro intestinal e da conscientização de possíveis gatilhos alimentares.
Mestre no assunto, a nutricionista possui um programa nutricional para atender esse público, que envolve alguns atendimentos sequenciais a fim de identificar o que deve ser mudado e melhorado para tratar esse paciente com enxaqueca da forma mais especializada que hoje existe no mercado.
Mudanças dos hábitos alimentares: A rotina alimentar pode impactar negativamente nas crises de enxaqueca, por isso uma avaliação minuciosa é necessária.
Suplementação específica: Alguns nutrientes já possuem evidências científicas e estão incluídos em guidelines internacionais como eficazes para o tratamento por serem capazes de controlar as crises de enxaqueca. Com base nisso, a nutricionista Camila Caverni criou um nutracêutico para ser usado durante o tratamento, que muda de acordo com a evolução do tratamento nutricional.
Melhora da composição corporal: A obesidade é um fator de risco para a cronificação da enxaqueca e, na prática clínica, muitos pacientes evoluem no tratamento após reduzirem o percentual de gordura corporal. O baixo peso também é um fator de risco para a cronificação da enxaqueca.
Funcionamento do trato gastro intestinal: um intestino saudável é capaz de manter baixos níveis de inflamação corporal, sendo benéfico durante o tratamento da enxaqueca.
Conscientização de possíveis gatilhos alimentares: O gatilho alimentar é quando existe algum alimento na rotina alimentar capaz de iniciar uma crise de enxaqueca. Deve ser avaliado individualmente através de uma investigação com diário especializado.
Tratamento personalizado do início ao fim, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida do paciente. O tratamento é feito de forma individualizada, com uma avaliação minuciosa para que seja possível elaborar um plano alimentar personalizado e, em parceria com o paciente, determinar os próximos passos. O processo nutricional sempre se baseará na reeducação alimentar, pois essa é a única maneira de manter os resultados a longo prazo. A nutricionista, quando necessário, prescreve suplementações vitamínicas e fitoterápicos manipulados visando otimizar o resultado a ser atingido. Exames laboratoriais podem ser solicitados a fim de investigar possíveis deficiências que possam justificar alguma queixa relatada durante a consulta. Com os exames complementares, como a bioimpedância e os testes genéticos, a avaliação fica ainda mais completa.
Agende agora mesmo a sua consulta!
Para mais informações sobre esse tipo de consulta, entre em contato.